Quais problemas um EPI vencido causa?

Quais problemas um Epi vencido causa?

O que é um EPI?

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual.

São equipamentos que previnem acidentes de trabalho e também acidentes por exposição a condições de trabalhos perigosos ou insalubres.

É importante saber quando fazer o uso dos equipamentos de segurança

Os EPIs possuem sim, um prazo de validade e isso é muito importante para o desenvolvimento das atividades.

Os EPIs são fundamentais para a proteção.

Ou seja, é sempre preciso prestar atenção ao momento certo de trocá-lo, evitando distribuir EPI vencido aos funcionários.

Após o vencimento de um produto, ele perde a eficiência e não pode mais garantir a proteção do funcionário como deveria.

Um respirador vencido, por exemplo, começa a perder a capacidade de filtrar substâncias tóxicas. Esse é apenas um caso, o mesmo acontece com outros tipos de EPIs.

Se isso não for suficiente para que você faça um controle rígido, a distribuição de EPI vencido também descumpre a legislação, pois não protege como deveria e coloca em risco a vida dos colaboradores.

Posso ter problemas por não distribuir EPIs ?

O uso de EPI vencido é grave e pode trazer os mais diversos problemas para a empresa, além de principalmente, colocar em risco à vida da sua equipe.

Só devemos utilizar o EPI em último caso. E poucas pessoas sabem que essa é umas últimas coisas a serem pensadas em uma empresa.

Conforme a norma A NR6 deixa claro, a empresa, deve, por obrigação, pensar em formas de manter os ambientes de trabalho mais seguros antes de adotar o uso dos equipamentos de proteção.

E agora? Nenhuma ação deu certo.

Todos os funcionários devem adotar o uso de EPIs quando a empresa determinar.

É sempre de responsabilidade do empregador e de sua equipe de RH, conhecer as normas e fazer o possível para que sejam reduzidos os riscos aos funcionários. Sempre ao ponto de não ter a necessidade de utilizar equipamentos de segurança.

Caso tenha mesmo que fazer uso dos EPIs, fique atento às datas de validade e para um melhor controle.

Conte com a Faktory no módulo RH, na aba de controle de EPIs, podendo cadastrar a data de validade de cada um desses produtos, contribuindo assim para a segurança de seus colaboradores. Mantenha-se em dia com as legislações trabalhistas vigentes.

Todas as empresas devem adotar o uso de EPIs?

Não!

Locais de trabalho como escritórios, por exemplo, dificilmente fazem uso de equipamentos de proteção.

Somente se for um ambiente com muito ruído.

Como saber se minha empresa precisa adotar o uso de EPI?

Entender a legislação trabalhista vigente é importante.

Identificar locais de maior perigo, com mais barulho, emissão de toxinas.

Mas principalmente, entender que tipo de ramo sua empresa está inserida. Quais os perigos relativos à esse tipo de trabalho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *