Manual do Usuário Faktory
Controle de versão
versão 1.0 | Setembro de 2023 | Elaboração de Manual | Otávio Pampolha |
Sumário:
- Objetivo do Manual
- Utilização da Funcionalidade
- Elaboração do Pedido de Venda
- Visualização do pedido de venda no Faktory
- Anexos
Objetivo do Manual
Este documento tem como objetivo orientar os usuários do sistema Faktory, na etapa de Integração de Pedido de Venda, a partir do software técnico CEM, onde será gerado um pedido de venda, a partir de um orçamento de uma obra criada. Na demonstração de exemplo, foram utilizados dados de um banco de treinamento para concretização do processo e o entendimento dos usuários do sistema.
Observação: Serão considerados para a realização do procedimento de Integração, que o cliente tenha previamente os dados da obra já cadastrados no software técnico, pois quaisquer alterações impactam diretamente na integração com o Faktory, visto que a finalidade da integração é reduzir as atividades de preenchimento manuais.
Utilização da Funcionalidade
Para a Integração de um orçamento aprovado pelo cliente no software CEM. Tal movimentação irá gerar um pedido de venda no Faktory, de acordo com as modalidades de fechamento da obra e formato de integração.
Integração do Pedido de Venda
Acessando o software técnico CEM, é possível visualizar na página inicial, todas as informações referentes a obra que foi criada pela equipe técnica. Para selecionar a obra criada desejada para a Integração , basta clicar em “Abrir”, na parte superior da tela, e a obra será carregada.
Para iniciar o processo de Integração, é necessário alterar o estado da obra de “orçamento” para “fechado com cliente”. Com a obra já selecionada, clique no botão “orçamento”, na parte superior da tela, que irá abrir uma nova janela para o início do procedimento.
Na janela de Orçamento, são mostrados todos os valores e informações da obra.
Com os ajustes de orçamento previamente revisados e finalizados, clique em “ferramentas”, no canto superior esquerdo da tela. Nesta tela, clique em “fechado com o cliente” para alterar o estado da obra e iniciar a Integração.
Após o processo inicial de selecionar a obra, ajustar os valores de orçamento e alterar o estado para fechado com o cliente, é iniciado o processo de Integração do pedido de venda para o Faktory em etapas. É válido ressaltar que os ajustes feitos no procedimento de fechamento da obra impactam diretamente em como o pedido de venda será exportado.
Etapa 1 – Informações sobre o faturamento
Na Etapa 1, são preenchidas as informações de contato, datas e observações referentes à obra.
Etapa 2 – Faturamento Multiempresa ou única empresa
Na Etapa 2, deve ser informado qual a modalidade de faturamento será realizada, podendo ser por uma única empresa, ou multiempresa. Caso seja selecionado “multiempresa”, na etapa 3 deverão ser informados as empresas nas divisões dos níveis.
Etapa 3 – Divisão do Orçamento em níveis
Na Etapa 3, será definido se o orçamento será dividido em níveis. Caso a opção seja “sim”, é necessário informar quais os níveis de divisão do faturamento, e como será definido, sendo por valor ou por materiais, ajustando também o percentual das respectivas divisões.
Etapa 4 – Condições de Pagamento
Na Etapa 4, as condições de pagamento são detalhadas, nas quais o usuário irá estabelecer a quantidade de dias para o pagamento, data, valores e seus respectivos percentuais.
Etapa 5 – Conferência dos Dados
Na Etapa 5, é possível visualizar todos os ajustes feitos durante as etapas de Integração até o momento. Se houver necessidade de alteração dos ajustes realizados, é possível voltar às etapas anteriores e refazê-las, através do botão “voltar”. Outro cenário é o de cancelamento da Integração, nesta situação basta clicar em “cancelar”.
Por fim, com as informações corretas e a conclusão de conferência dos dados, é necessário enviar tudo o que foi ajustado é definido para o Faktory. Para isso, clique em “Salvar e Enviar Dados”, na parte central direita da tela, para exportar.
Será exibida uma tela de progressão do processo de Integração e posteriormente uma janela com uma mensagem de conclusão do procedimento. Em cenários que houverem determinadas condições de erro no software, será exibida uma tela de erro e as etapas deverão ser feitas novamente com a respectiva correção.
Visualização do Pedido de Venda no Faktory
Com a Integração finalizada, basta iniciar o Faktory e visualizar o pedido de venda no módulo de vendas.
Além disso, na aba “ferramentas” em “log de integração”, também é possível visualizar todos os dados exportados para o Faktory.
Anexos
Vídeo de Demonstração.