Parametrização Fiscal

Manual do Usuário Faktory

Sumário
Controle de versão
versão 1.0Setembro 2023Elaboração de ManualOtávio Pampolha

Objetivo do Manual

Este documento tem como objetivo orientar os clientes do sistema Faktory, na etapa de parametrização fiscal, com os cadastros de código de operação fiscal e prestação (CFOP), e também os serviços LC 116/03, que refere aos impostos sobre serviço de qualquer natureza. Na demonstração de exemplo, foram utilizados dados de um banco de treinamento, para concretização e entendimento do processo para os usuários do sistema.

Utilização da Funcionalidade

Durante a implantação do sistema, o fiscal da empresa é orientado através da equipe do Faktory, a realizar os cadastros referentes a parametrização fiscal. Esses cadastros são de extrema importância para o funcionamento correto do software, visando que condicionam as movimentações entre os módulos do sistema, e os cálculos de impostos sobre as operações fiscais. Tal procedimento é realizado no início da implantação, para o sequenciamento das etapas seguintes.

Parametrização Fiscal

Dentre os diversos cadastros realizados no sistema Faktory, estão presentes os cadastros fiscais, que vão direcionar as movimentações feitas no sistema e o faturamento de forma correta. 

Na tela inicial do sistema, ao clicar em “Cadastros” e selecionar o tipo “Fiscal”, selecione a opção “Código Fiscal de Operações e Prestações”. 

O sistema irá abrir a janela correspondente, onde serão visualizados todos os códigos cadastrados na grid. 

A partir das principais funções de novo cadastro, edição, visualização e exclusão, serão realizados os cadastros fiscais no sistema.

Para o cadastro de um novo CFOP, ao clicar em em “Novo”, o sistema irá exibir a janela “Incluir Código Fiscal de Operações”. Na janela, o usuário deverá preencher as informações, de acordo com as legislações fiscais e como a empresa trabalha. Código e sequência, qual o tipo de movimento, e a finalidade do CFOP são colocados no cadastro.

Ainda na janela, existem as abas “Geral”, “ICMS”, “PIS”, “COFINS”, “Estabelecimentos” e “Observação Padrão”. Como é possível ver no exemplo do CFOP 5101.

Na aba “Geral”, são definidas as condições do CFOP no sistema. Se irá gerar baixa no pedido e/ou  financeiro, e devolução. Além de criar uma nota de referência para controle ou atualização de saldo. 

Nas abas “ICMS”, “IPI”, “PIS”, e “COFINS”, o fiscal responsável da empresa irá parametrizar os valores a serem preenchidos, de acordo com o regime tributário do estabelecimento, para que posteriormente o sistema faça o cálculo de forma automática.

Na aba “Estabelecimentos”, o usuário irá habilitar quais empresas poderão estar associadas no sistema, ao CFOP cadastrado, para as movimentações. 

Na aba “Observação Padrão”, o usuário pode vincular ao CFOP cadastrado, um registro de observação padronizado, se necessário. 

Para finalizar o procedimento de cadastro, basta clicar em “Gravar”, e caso seja necessário interromper o processo, basta clicar em “Cancelar”.

No sistema Faktory, além do cadastro de CFOP, existem diversos outros parâmetros que o usuário pode estabelecer, para fins legislativos e cálculos fiscais nas operações a serem realizadas no sistema. Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), Códigos de Operações do Simples Nacional (CSOSN), Classificação Nacional de Atividades Econômicas e Serviços da LC116/03, são alguns dos cadastros disponíveis para parametrização fiscal do cliente no ERP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas