Manual do Usuário Faktory
Sumário
- Objetivo do Manual
- Utilização da Funcionalidade
- Banco
- Lançamentos Bancários
- Consulta de Lançamentos Bancários
- Recibos Avulsos
- Anexos
Controle de Versão
Versão 1.0 | Novembro 2023 | Elaboração de Manual | Otávio Pampolha |
Objetivo do Manual
Este documento tem como objetivo orientar clientes os usuários do sistema Faktory, nas realizações das movimentações de Banco e suas funcionalidades. Na demonstração de exemplo, foram utilizados dados de um banco de treinamento, para concretização e entendimento do processo para os usuários do sistema.
Utilização da Funcionalidade
Como um sistema de gestão integrado, o Faktory possui várias funcionalidades para desempenhar o módulo financeiro de um estabelecimento, de modo que as movimentações realizadas, sejam um espelho da realidade. Para a utilização de Lançamentos Bancários, Conciliações Bancárias, Consultas de Saldo e Emissão de Recibos, existe a Ferramenta de Banco no sistema.
Banco
Na tela Inicial do sistema, acessando o módulo Financeiro, o cliente usuário tem as funcionalidades de Lançamentos, Consultas, Recibos Avulsos e Relatórios de Banco.
Lançamentos Bancários
Na tela inicial do sistema, acessando o módulo financeiro e selecionando a opção de banco, temos a funcionalidade de lançamentos bancários. Ao clicar na tela, o Faktory irá carregar a janela “Lançamentos Bancários”.
Ao Atualizar a grid, podemos visualizar todos os lançamentos realizados no sistema de acordo com as movimentações realizadas no módulo financeiro. Através do cabeçalho, podemos filtrar os lançamentos desejados. É muito importante se atentar aos campos de data de lançamento para que o sistema mostre os dados requeridos.
É possível emitir um documento de lançamento, excluir, visualizar, editar e criar um lançamento bancário. Em situações de títulos financeiros que não foi feita a conciliação bancária de forma automática, os lançamentos devem ser realizados manualmente.
Outros cenários, como os de recebimento adiantado sem vínculo de projeto integrado, e ajuste de saldo, por exemplo, deve ser feito o lançamento de valores no banco. Para realizar um lançamento bancário, basta clicar em novo. O Faktory irá carregar a janela Incluir Lançamento Bancário.
Primeiro, na aba Dados, devemos informar se o tipo de lançamento, podendo ser de fato um lançamento no banco, ou uma transferência. Posteriormente, devemos informar o estabelecimento, o tipo de documento e sua numeração, a data de lançamento e a data de conciliação com o banco; se necessário vincular um projeto e definir o meio de pagamento; e por fim o valor do lançamento bancário e a conta do banco que será feita a movimentação.
Na aba Histórico, é recomendado inserir uma descrição para mapeamento do lançamento futuramente.
Na aba Fluxo Caixa, inserindo um registro, deve ser informado o departamento qual a conta, e o seu respectivo percentual sobre o lançamento e valor.
Na aba anexos, pode ser inserido um arquivo ou pasta para o lançamento bancário.
Por fim, para que o lançamento seja efetivado, basta clicar em Gravar na parte inferior da janela, e caso deseje interromper o procedimento, basta clicar no botão cancelar.
Consulta de Lançamentos
Para visualizar os lançamentos bancários realizados no sistema, acessando o módulo financeiro e selecionando a opção de banco, temos a funcionalidade de Consulta de lançamentos bancários.
Ao clicar na tela, o Faktory irá carregar a janela respectiva. Com esta função podemos ver os lançamentos realizados, e os lançamentos futuros, de acordo com a conta, data inicial e final, podendo conferir o saldo inicial, o saldo consolidado e saldo previsto.
Utilizando os filtros disponíveis no canto esquerdo da tela, ao pressionar o botão Buscar, o Faktory irá carregar os lançamentos no sistema e irá gerar a tabela com a representação dos dados filtrados. Com isso é possível ter uma gestão controlada das movimentações financeiras realizadas por cada banco cadastrado no sistema.
Recibos Avulsos
No Faktory, existe possibilidade de emissão de recibos avulsos, estes porém não possuem quaisquer vínculos com títulos, sendo necessário realizar a conciliação bancária manualmente caso o recibo seja utilizado no sistema.
Acessando a tela de recibos avulsos através da opção banco e a funcionalidade de recibos, é possível atualizar a grid e visualizar todos os recibos; assim como também localizá-los através dos filtros existentes no cabeçalho.
Para criar um recibo avulso, muito semelhante a qualquer outra documentação no sistema, basta clicar em novo. o Faktory irá carregar a janela Inclui Recibo Avulso.
Deve ser informado o estabelecimento, qual o participante, a data de emissão do recibo, se é um recibo do tipo a receber ou a pagar, e qual o valor do recibo. É recomendado inserir uma descrição para o mapeamento do recibo.
Por fim, para que a emissão seja efetuada, basta clicar em Gravar na parte inferior da janela, e caso deseje interromper o procedimento, basta clicar no botão cancelar.
Anexos
Vídeo Demonstrativo.