Nota Fiscal de Devolução de Venda

Manual do Usuário Faktory

Controle de Versão
Versão 1.0Novembro 2023Elaboração do manualOtávio Pampolha

Sumário

Objetivo do Manual

Este documento tem como objetivo orientar clientes os usuários do sistema Faktory, na etapa de Elaboração de Notas Fiscais de Devolução de Venda. Na demonstração de exemplo, foram utilizados dados de um banco de treinamento, para concretização e entendimento do processo para os usuários do sistema.

Utilização da Funcionalidade

    Em cenários que um pedido de venda destinado ao cliente, por determinado motivo de devolução, precisa retornar ao estabelecimento de origem do cliente usuário, se faz necessário o desenvolvimento de uma nota fiscal de entrada, que deve ter sua referência com a nota de saída. Tal funcionalidade é realizada através da emissão de uma nota fiscal de devolução.

    Elaboração da Nota Fiscal de Devolução

      Com a finalização de um pedido de venda que por determinado motivo necessite de devolução, é necessário elaborar uma nota de devolução de venda no sistema Faktory. Na versão One, com a ausência de módulos de recebimento, tal procedimento deve ser realizado de forma manual no módulo de Faturamento. 

      Para elaborar uma Nota de Devolução de Venda, acesse o módulo Financeiro no Faktory e selecione a funcionalidade de “Nota Fiscal”. O Sistema irá carregar a janela de “Notas Fiscais”, na qual é possível visualizar na grid as notas elaboradas no sistema e as principais ferramentas disponíveis.

      Para iniciar o procedimento, o usuário deve pressionar o botão “Novo”. O Faktory irá carregar a janela “Incluir Nota Fiscal”, onde devem ser preenchidos todos os itens no cabeçalho de acordo com a nota de origem de saída.

      No campo “Entrada/Saída” o usuário deve informar a opção de entrada, visto que é uma nota de recebimento. Com isso no campo “CFOP”, estará disponível o código de Devolução de Venda.

      Após o preenchimento de todas as informações necessárias requeridas pelo Faktory, o cliente usuário deve referenciar a nota fiscal de origem, para que os itens da nota de venda, sejam transferidos para a nota de devolução. Basta clicar na parte inferior da tela no botão “Mais Opções” e selecionar a opção de “Referenciar Nota Fiscal”.

      Com isso, o Faktory irá abrir a tela “Itens de Nota Fiscal”, na qual serão preenchidos os filtros para localizar os itens da nota de origem. Após o preenchimento e seleção dos itens da nota de origem na grid, basta clicar em “Selecionar” e os itens serão importados à nota de devolução. 

      Se o usuário se direcionar a aba “Detalhes do Item” e a sub-aba “Nota Fiscal Referênciada”, será possível visualizar a importação da nota fiscal de origem marcada.

      Por fim, preenchendo os campos de fluxo de caixa, e todas as informações requeridas pelo sistema, para encerrar o procedimento basta clicar em “Gravar” e caso deseje interromper o processo, basta clicar em “Cancelar”. 

      Ao retornar a tela de Notas Fiscais com a grid principal, pode-se utilizar o campo “CFOP” no cabeçalho e informar o código correspondente às notas de devolução de produção de estabelecimento, e no campo status e marcar a opção total. Ao atualizar a grid, o cliente usuário irá visualizar a nota de devolução que foi emitida no Faktory. 

      Anexos

      Vídeo Demonstrativo.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Publicações relacionadas